terça-feira, 17 de maio de 2011

WIKIPÉDIA

Como saber se Wikipédia é confiável?

 

Não dá para confiar 100% em nenhuma fonte única de pesquisa. Mas isso não quer dizer que a Wikipédia não seja um bom ponto de partida. Existe um bom motivo para que 7,8 milhões de internautas a acessem todos os dias.

 

Como é possível que uma enciclopédia escrita e editada por leigos voluntários funcione?

 A Wikipédia dá certo porque tem uma hierarquia definida (que você conhece melhor na próxima página desta matéria no site) e regras claras de conduta. O vandalismo é corrigido com rapidez, responde Fernanda Viegas, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Tente apagar um verbete e em minutos um editor, informado por e-mail, terá resgatado a versão anterior.

  É claro que utilizá-la como única fonte num trabalho acadêmico não é recomendável. Neste caso, procure nos livros e use somente as imagens. Todos podem alterar a Wikipédia, mas os textos são fiscalizados pelos próprios usuários. Cada página tem uma lista de discussão que pode ser acessada facilmente.  Em assuntos polêmicos ou regularmente alterados os administradores podem restringir as alterações a usuários registrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário